auto generate

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Fadiga Muscular Local e do Sistema Nervoso Central

A maioria das pesquisas aponta três causas ou pontos de fadiga. O nervo motor é o primeiro. O sistema nervoso transmite impulsos nervosos para as fibras musculares via nervo motor. Um impulso nervoso possui certos níveis de força, velocidade e freqüência.
Quanto maior freqüência de impulso de força, mais forte é a contração muscular que possibilita levantar carga mais pesadas. A fadiga afeta significativamente a freqüência dos impulsos nervosos. Portanto, conforme aumenta a fadiga, a força de contração diminui. É por isso que intervalos longos, acima de 7 minutos, são necessários para recuperação do SNC na fase de força máxima. O segundo ponto é a junção neuromuscular. Esse é o ponto de contato entre o neurônio e a fibra muscular a que chegam os impulsos elétricos para o músculo trabalhado. Este tipo de fadiga ocorre devido à liberação aumentada de neurotransmissores químicos pelas terminações nervosas (botões sinápticos) (Tech, 1980). Após uma série, um intervalo de 2-3 minutos, em geral, é suficiente para as propriedades elétricas do neurônio voltarem aos níveis normais. No entanto, após trabalhos envolvendo contrações vigorosas, como o treinamento de força máxima, um intervalo maior do que 5 minutos é necessário para que ocorra recuperação adequada.
Finalmente, o mecanismo contrátil, a actina e a miosina também causam fadiga. Essa fadiga vincula-se aos seguintes fatores:
- O acúmulo de ácido lático diminui o pico de tensão ou a potência máxima de contração .
- O acúmulo de ácido lático leva o músculo à acidose, afetando a habilidade de o músculo reagir ao impulso. (Calem, 1986; Fox et aI., 1989) .
- A depleção das reservas de glicogênio que ocorre no exercício prolongado (acima de 30 minutos) causa a fadiga contrátil do músculo (Karlson e Saltin, 1971; Sahlin, 1986; Conlee, 1987).
Outras fontes de energia disponíveis para o músculo, incluindo o glicogênio hepático, não são suficientes para suprir as necessidades do músculo que está sendo trabalhado.

Fonte: Treinamento de Força Consciente (Estratégias para ganho de Massa Muscular), editora Phorte